sábado, 28 de novembro de 2009

Métodos de observação celular

A grande maioria das células não podem ser enxergadas a olho nu, então elas precisam do auxilio de um microscópio.
O microscópio óptico comum (m.o.c.) pode aumentar de 40 até 1000 vezes o tamanho do objeto. Já o microscópio eletrônico, os mais fracos aguentam no máximo 200 mil vezes, enquanto os mais descentes chegam fácil a marca de 1 milhão de vezes. Porém os microscópios eletrônicos só mostram a imagem no estilo de silhueta, imagem preta e branca.

Abaixo o primeiro microscópio:

Fora criado pelos irmãos Hans e Zacarias Janssen em 1590

Porém os irmãos não analisaram uma célula,  foi somente em 1665 que Robert Hooke analisou uma fatia de cortiça (árvore bastante comum na europa). Porém a cortiça é um material morto, as células mortas se agrupam e ajudam como isolante térmico e impermeabilizante. Hooke dera o nome do que viu de célula, que do latim significa espaço vazio, o que ele viu não tinha material celular (citoplasma, núcleo), eram favos vazios, para aquela época o termo estava correto, porém hoje não mais, pois sabemos que as células possuem citoplasma e núcleo.

Assim antes de 1840, dois cientistas já tinham formulado definições muito semelhantes à: Todos os seres vivos, tanto animais quanto vegetais são formados por células.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!