quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Operações Básicas, fundamental para tudo!

Bem, antes de começar a publicar artigos mais complexos, vamos as operações básicas que é fundamental que qualquer pessoa tenha o domínio.


ADIÇÃO
+


Os números em uma adição deverão estar como na ordem abaixo, por último a unidade, dezena, centena, milhar, dezena de milhar, centena de milhar e assim vai. Veja o exemplo abaixo e vamos prosseguir:


Depois de ordenado os números precisamos de um outro qualquer, não importando seu valor, e para fazer uma soma, sempre devemos começar no sentido da direita para a esquerda, exemplo:
Note que sempre que ultrapassamos o número nove quando somamos 4+9 (=13), o último número permanece na mesma coluna e nesse caso a dezena irá ser adicionada na próxima coluna.
Caso um número tenha os números correspondentes a milhar e o outro centena, ou um número não possuir um número na coluna, ela irá equivaler a zero e assim se soma.



SUBTRAÇÃO
-

Em uma subtração se o número de cima for menor que o de baixo, não tem como nós colocarmos um número negativo, então veja o exemplo abaixo e veja a explicação:


Como o exemplo acima, o número 5 é menor que o número 8, onde resultado seria -3, como isso não é possível, você irá ter que pegar emprestado da próxima coluna, então diminuímos uma unidade do próximo número, no caso o número 3 retiramos, ficando com 2, esta unidade irá se agrupar ao número que pediu emprestado, no caso o número 5, se tornando 15, e agora sim conseguimos fazer a subtração. Qual o porquê do 15? O número 5 no exemplo corresponde a milhar, o 3 indica a dezena de milhar, quando emprestamos uma unidade (número 1) ela na verdade equivale a 10 unidades, usamos abreviado para encurtar tempo e papel.


MULTIPLICAÇÃO
X , *, e .


A multiplicação é simples e muito fácil se você sabe a tabuada, é uma operação que consiste em repetir um número tantas vezes, bem vamos ao exemplo:



Pois bem, você pode optar em escolher a 1ª ou a 2ª linha, onde você irá pegar o número que corresponde a unidade (da 1ª ou 2 linha) e então irá multiplicar pela outra linha inteira, depois de terminado, fazer com o número correspondente a dezena e assim sucessivamente.
Mas qual o porquê daquele sinal de igual? É por causa que a segunda linha (cor laranja) indica que o número corresponde à dezena, se tivesse a centena, seriam dois sinais de igual, caso fosse milhar seriam três sinais de igual e assim sucessivamente. Por exemplo, você já multiplicou o 6, então é a vez do 5, como ele esta na dezena, ele equivale a 50. Já vi muitos deixarem em branco, eu indico a vocês sempre a fazerem um simbolozinho para depois na hora de somar não se confundir e acabar errando a questão!

Neste caso, depois de encontrar os dois valores, vamos somá-los e então encontraremos o resultado final.

DIVISÃO

Divisão é a operação inversa da multiplicação, e também levanta muitas dúvidas aos alunos, deve se ter muita atenção com contas com vírgula, e antes de você ver abaixo vamos ver o que o número na determinada área é chamado:a - é o dividendo;
b - é o divisor;
q - é o quociente;
qxb - é a multiplicação entre quociente e divisor que será subtraído do dividendo;
r - resto.


Caso tenha alguma dúvida
ou que tenha ficado mal explicado
por favor deixe um comentário
que tomaremos as devidas previdências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!