quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Treo – O Cachorro Condecorado

Treo com o Sargento Dave Heyhoe

Hoje enquanto estava no inicio de mais uma aula do curso de programação, estava vendo algumas notícias quando vi algo como “Cachorro É Condecorado na Grã-Bretanha” – não pude deixar de abrir. Após ler, resolvi postar aqui no blog sobre esse Labrador que recebeu esta medalha por uma ação que certamente salvou vidas no Afeganistão.

Treo encontrou uma cadeia de bombas conectadas utilizando vários explosivos. Foi este ato que lhe rendeu a Dickin Medal – uma condecoração criada no ano de 1943 por Maria Dickin. Maria foi a pioneira do que nos convém chamar de “Direito dos Animais”, e também fundou a PDSA – People’s Dispensary foi Sick Animals – na Inglaterra no ano de 1917. Essa instituição é mais ou menos uma “veterinária publica”.

A 'Dickin Medal'

Voltando ao assunto, Treo foi treinado por 5 anos pelo Sargento Dave Heyhoe. Ele também esteve presente na cerimônia de entrega da medalha ao seu amigo canino, que aconteceu no Museu de Guerra em Londres. Heyhoe disse sobre seu cão que “Todo mundo diz que ele é somente um cão que faz serviço militar. Sim, ele é, mas ele também é um grande amigo meu. Nós cuidamos um do outro”. Agora aposentado, Treo vive como um cachorro de estimação de uma família inglesa. Ele foi um dos 25 cachorros à serviço do Exército Britânico no Afeganistão.

A título de curiosidade, já foram registradas várias condecorações à animais. Sessenta e três animais já a receberam. Foram 26 cães, 32 Pombos-Correio, 3 cavalos e um gato. Vale lembrar que a Dickin Medal é equivalente a Victoria Cross, que é nada mais nada menos que a mais alta condecoração para os militares britânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!