quinta-feira, 2 de abril de 2009

O Verdadeiro País do Futebol


Quando falamos em país do futebol logo pensamos no Brasil. Mas isso não é verdade, podemos até ter alguns dos melhores jogadores do mundo, mas não os melhores torcedores.

O estádio tem cadeiras para todo mundo, vestiários confortáveis, com hidromassagem e sala de fisioterapia. Ingressos a venda pela internet, e você pode recebê-lo com seu nome e lugar marcado. Também há uma linha de ônibus exclusiva para levar os torcedores ao estádio. Estamos falando do Oxford United, um time da 5ª divisão da Inglaterra!

Na Inglaterra existem 40 mil clubes, contra 13.500 por aqui, e a media de público da segunda divisão de lá é 50% maior que o Campeonato Brasileiro (média de 18 mil torcedores lá contra 12.500 aqui). A Inglaterra tem 6 times entre os 20 que mais que mais faturam no mundo, e 3 entre os 5 que mais faturam. Os jornais divulgam os resultados até da 7ª divisão.

Alguns times surgem da colaboração de milhares de torcedores, como Will Brooks, ex-jornalista esportivo, fez:

Em 2007 ele abriu um site e começou a coletar dinheiro para fundar um time. O time seria de todo mundo que doasse 35 libras como aplicação. O clube funcionaria como uma cooperativa, cada sócio poderia votar em questões administrativas, como decidir a seleção do time. Em novembro de 2007 Brooks já tinha 20 mil sócios e comprou um clube que já estava indo para o brejo, o Ebbsfleet United, por 700 mil libras. E deu certo, hoje ele esta entre os times da 5ª divisão.

Mas nem tudo é alegria, os ingressos podem chegar ate 300 reais, e são raros os bilhetes para os jogos do Arsenal, Chelsea, Manchester e Liverpool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!