sábado, 24 de outubro de 2009

História do E-mail

A internet é uma ferramenta revolucionadora, muitas invenções do ramo podem ser citadas, mas não podemos de deixar o principal meio de comunicação via internet, o e-mail. Antes enviávamos cartas, agora o endereço de casa virou eletrônico, e tudo isso começou numa simples necessidade de comunicação.

E-mail significa Electronic Mail (Correio Eletrônico). Normalmente os endereços são facilmente identificados por sua "@" (arroba) e logo após o domínio do seu e-mail, exemplos @hotmail, @gmail, @yahoo, entre outros. Em inglês, essa arroba é lida como “at“, que significa o termo “em”. Isso significa que o usuário está “em” um determinado domínio. Exemplos, nomedousuario@hotmail.com, nomedousuario@gmail.com, nomedousuario@yahoo.com, entre outros.

A arroba e toda essa ferramenta em si como conhecemos hoje, foram inventados por Ray Tomlinson, um programador dos Estados Unidos. Em 1971, Tomlinson usou a ARPANET (desenvolvida durante a Guerra Fria, a rede de computadores que deu origem à Internet, um projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, que tinha como objetivo estabelecer comunicação entre as bases militares) para fazer envio e leitura de mensagens simples.

Tomlinson criou o aplicativo SNDMSG, um software extremamente simples, com somente 200 linhas de código, mas que permitia a troca de mensagens entre usuários conectados no mesmo PC. Para adaptar o SNDMSG, Tomlinson usou um protocolo de transferência de arquivos chamado CYPNET. Assim, era possível que qualquer um que estivesse conectado à ARPANET trocasse mensagens, mesmo que não usasse o mesmo PC. E, da mesma maneira, resolveu adotar a “@” para identificar quem e de onde vinham as mensagens.

É claro que tiveram protótipos semelhantes à proposta de Ray Tomlinson, mas foi a sua criação que realmente deu origem ao email como conhecemos hoje. No início as mensagens eram curtas e somente entre usuários da ARPANET, porém a tecnologia foi se aperfeiçoando e assim o e-mail começou a ser visto, de fato, como um correio elêtronico.

É claro que, mais tarde, o email foi visto também como uma oportunidade comercial. Na verdade, já em 1978, Gary Thuerk enviou para cerca de 600 pessoas da ARPANET uma mensagem tentando vender o Decsystem-20, um computador novíssimo da época. Foi o primeiro SPAM de todos. E a reação dos que receberam foi como já é hoje em dia: nada boa.

Mas, a maior possibilidade que o email trouxe era o fato de poder se comunicar com outra pessoa de outro canto do mundo. Matar as saudades dos parentes distantes agora era possível, assim como conhecer novas pessoas e se comunicar de maneira mais prática. Esses eram os primeiros propósitos para o sistema que ainda estava se desenvolvendo.

Como nem todos tiveram a oportunidade de ter o seu próprio email na década de 1970, foi em meados de 1990 que começaram a surgir os primeiros serviços de hospedagem. Na verdade, já era normal que você recebesse o seu próprio email quando assinasse algum provedor.


O primeiro email gratuito foi o Hotmail, feito por um indiano chamado Sabeer Bhatia. A intenção era a de criar um email baseado na Web. Dessa forma, qualquer um poderia acessar o seu correio eletrônico de qualquer computador.


Em 1997, Bhatia vendeu o Hotmail para a Microsoft pela generosa soma de 400 milhões de dólares. Hoje, chamado de Windows Live Hotmail, integra vários serviços, como: Favoritos, Galeria de Imagens, Domínios, Blogs, Busca, Messenger e até XBox LIVE.

Ainda assim, há controvérsias de que, na verdade, o primeiro serviço de webmail gratuito foi o RocketMail, desenvolvido pela Four11 Corporation. Tanto o serviço quanto a empresa desenvolvedora foram comprados depois pela Yahoo! Se você tentar acessar o link do Rock Mail www.rocketmail.com, vai cair na página do Yahoo!

No Brasil os primeiros e-mails gratuitos só foram surgir no final dos anos 90. Surgia o Brasil OnLine, chamado comumente de BOL.

A capacidade precisava ser aumentada. É claro que a capacidade dos emails foi crescendo junto com a necessidade dos usuários. No começo as mensagens eram as mais simples possíveis, e não precisavam de uma super capacidade de armazenamento. Textos simples não ocupavam muito mais do que alguns KBytes de espaço.

O problema (ou melhor, a tendência) é que, cada vez mais, os usuários perceberam que o email era um local de fácil transferência de arquivos e assim documentos, apresentações de slides e fotos foram principais responsáveis para que as empresas disponibilizassem um correio eletrônico maior.

Eram aumentados de 1 em 1 MB, passavam mais alguns meses e tinha de aumentar mais um pouco para satisfazer a vontade dos usuários. Caso contrário estes se obrigavam a deletar algumas mensagens.

O Gmail na época passou a ser conhecido de Giga Mail, -pera ai, não é Google Mail? Mas faz todo sentido já que o Google era a única empresa que estava oferencendo e-mails gratuitos com aproximadamente 1 GB de espaço. Porém você só conseguiria ter uma conta dessas por convites, o que não era muito difícil, ao menos pra mim foi bem fácil.

Esse acontecimento acabou afetando as demais empresas que disponibilizavam míseros 4 Mega Bytes. Hoje a situação é diferente, as grandes empresas do ramo (Yahoo!, Hotmail, AOL, BOL) hoje oferecem no mínimo 1 GB de espaço para armanezar mensagens.

Porém a atual situação da maioria das caixas de e-mails é estar lotada de SPAM's, além de muitas delas serem mal-intencionadas. Mas são facilmente organizados e ajustar para que as mensagens sejam movidas diretamente para uma pasta.

Enviar documentos, fotos e demais arquivos foram bem auxiliados pelo aumento da velocidade da conexão.

Hoje é comum as contas cadastradas nos provedores de e-mail terem disponíveis vários outros serviços da mesma empresa ou parceira. Um exemplo é o Yahoo!, com uma única conta você consegue acessar o e-mail, o Yahoo! Respostas além de uma outra infinidade de serviços.

Como dito anteriormente, o fato é que o email hoje tem a sua utilidade para comunicações formais, como as empresariais, para envio e troca de arquivos e guardar informações. Muitas pessoas só têm os seus emails pois precisam dele para se cadastrar em alguma rede social ou mensageiro instantâneo.

E é exatamente esse o ponto: há tantos serviços da chamada “Computação em Nuvens” que já estão sendo utilizados que fica óbvio que o email acabou se tornando, de fato, o seu endereço na Internet. E isso é comprovado com a utilização da Google Account, que surgiu do GMail e oferece serviços como: Google Docs, Google Reader, Google Maps, e já esta em projeto o Google Wave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!