quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ácidos Nucléicos

Os ácidos nucléicos são substância que regulam os processos vitais no interior de todos os organismos, as características são hereditárias.
As proteínas são compostos que formam principalmente a estrutura das células e dos tecidos, quem possui a "fórmula" para que sejam formadas essas estruturas são os ácidos nucléicos. Por esse motivo, o código genético serve de instrução para materializar uma proteína, que por sua vez, exercerá uma certa característica no ser vivo.Um exemplo bastante conhecido é o albinismo, que é causado pela ausência de melanina (proteína).

Classificação
Existem dois tipos de ácidos nucléicos, o DNA - Ácido Desoxirribonucléico (ADN) e o RNA - Ácido Ribonucléico (ARN).
Essas duas substâncias são formadas por nucleotídeos, que são unidades menores. Cada nucleotídeo é formado por um grupo fosfato, ligado a uma pentose unida a uma base nitrogenada. Veja o exemplo a seguir:

Existem cinco tipos de bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina (exclusiva do DNA) e uracila (exclusiva do RNA). A adenina e a guanina são classificadas como purínicas pois elas são originadas por meio de dois anéis de átomos de carbono denominada purina e assim são classificados em púricas. Já a citosina, timina e uracila originam-se por apenas um anel de carbono, denominado pirimidina e assim são classificados em pirimídicas.
Vejamos a tabela abaixo, com as representação simplificada, a estrutura química e se a base possui a substância que será classificada em Púrica ou Pirimídica:


Ácido Desoxirribonucléico (DNA)
No dia 07 de março de 1953, o biólogo James Watson e o biofísico Francis Crick decifraram a estrutura dupla hélice do DNA, formada por duas cadeias de nucleotídeos unidas em forma de dupla espiral.
Estrutura: o nucleotídeo de DNA possui o fosfato, uma base nitrogenada e uma pentose denominada desoxirribose. Sempre vai ocorrer uma ligação de base púrica com base pirimídica. Adenina liga-se com Timina e Citosina une-se a Guanina (A-T | C-G). Essas ligações ocorrem através das pontes de hidrogênio, como são conhecidas, entre C e G existem 3 pontes e entre A e T existem 2 pontes de hidrogênio.
Propriedades
Duplicação: O DNA é responsável pelas características hereditárias, mas como ocorre este processo? Através das duplicação do DNA e transcrição do RNA. O DNA possui a capacidade de autoduplicação, isso é importante para manter a mesma quantidade de DNA após a renovação celular. Por exemplo, nossas células possuem 46 cromossomos, ou seja, 46 filamentos de DNA antes da duplicação, após a divisão celular como as células conseguem manter essa mesma quantidade de material genético nas duas células-filhas, seriam 23 pra cada uma das células. Porém graças a capacidade de duplicação do DNA, antes da divisão do citoplasma, o material genético já está duplicado, assim, as duas novas células terão as mesmas instruções biológicas que estavam nas moléculas de DNA da células-mãe.
Veja um esquema de autoduplicação do DNA:

Transcrição do RNA: outra propriedade do DNA é a capacidade de fabricação de moléculas de ácido ribonucléico (RNA), ou seja, a transcrição. Esse processo permite que o DNA comande as reações que ocorrem nas células. Ao formar as moléculas de RNA (transcrição), o DNA transmite as informações para a produção de proteínas (tradução), regulando as atividades celulares.

Falamos bastante desse tal de RNA, agora vamos explicá-lo para então você completar as informações que faltavam.

Ácido Ribonucléico (RNA)Estrutura: o nucleotídeo de RNA possui o fosfato, uma base nitrogenada e uma pentose denominada ribose. Adenina liga-se com Uracila (exclusiva do RNA) e Citosina une-se a Guanina (como acontece no DNA) (A-U | C-G). O RNA é formado por apenas um filamento de nucleotídeos e de comprimento bem menor. A formação do RNA é muito semelhante à duplicação, porém apenas uma fita de DNA é utilizada como uma "fita molde". O RNA polimerase rompe as pontes de hidrogênio, os nucleotídeos com ribose encaixam-se na "fita molde" de DNA, onde no lugar de timina, entra a uracila. E além disso, após o processo de transcrição as duas fitas de DNA voltam a estrutura original.

Tipos de RNA
Durante a formação de uma proteína, processo denominado síntese protéica, ocorre a participação de três tipos de RNA, todos eles são produzidos no núcleo pelo processo de transcrição e possuem como molde um certo trecho da molécula de DNA, denominado gene. Após a formação, as moléculas de RNA deslocam-se para o citoplasma, onde executarão suas respectivas funções na síntese protéica.
  1. RNAMENSAGEIRO (RNAm)
    Este tipo de RNA leva consigo o código genético do DNA para o citoplasma, determinando, assim, a sequencia e a posição dos aminoácidos que formam uma certa proteína. Quando o RNAm atravessa a membrana nuclear e chega no citoplasma, o RNAm associa-se aos ribossomos, atuando como molde capaz de orientar a síntese protéica. 
  2. RNATRANSPORTADOR (RNAt)
    O RNAt é o menor dos três ácidos ribonucléicos formada por uma curta cadeia de nucleotídeos. Assim como no RNAm, o RNAt move-se até o citoplasma, porém sua função é de capturar os aminoácidos dentro do citoplasmas e transportá-los até o RNAm localizado junto aos ribossomos.
  3. RNARIBOSSÔMICO (RNAr)
    É o maior dos três RNAs, e se encontra em maior quantidade na célula (mais de 70% do total de RNAs). Depois de formadas, as moléculas de RNAr são armazenadas numa determinada região do núcleo, constituindo o nucléolo. Este tipo de DNA associa-se a proteínas, ainda dentro do núcleo, migra depois para o citoplasma formando os ribossomos. Por isso o RNAr tem função estrutural.
Diferenças entre DNA e RNA
DNA possui: Pentose: Desoxirribose | Bases nitrogenadas: Citosina, Guanina, Adenina e Timina | Filamento: Duplo 
RNA possui: Pentose: Ribose | Bases nitrogenadas: Citosina, Guanina, Adenina e Uracila | Filamento: Simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!