sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A produção de proteínas e as três letras do código genético!

As moléculas de DNA possuem quatro bases nitrogenadas (adenina, timina, guanina e citosina), essas bases são as responsáveis pela linguagem genética dos seres vivos, onde existem somente 20 tipos de aminoácidos diferentes na natureza. Esses aminoácidos tem sua posição e sequencia especifica, sendo assim, qualuer alteração na estrutura da proteína formada, caracteriza-se por uma mutação. Para isso existe a trinca de bases nitrogenadas que determina a posição ocupada pelo aminoácido durante a formação da proteína. Essa trinca se chama códon e ocorre tanto na molécula de DNA como no RNAm.
Recapitulando, os aminoácidos são formados por uma trinca de bases nitrogenadas que são também chamados de códon. Portanto se uma proteína tiver 100 aminoácidos em sua composição, ela possui 100 códon, pois cada aminoácido representa um códon, como o códon é formado por três bases nitrogenadas, multiplicamos a quantidade de códon pela nossa trinca (3), 100 . 3 = 300 bases nitrogenadas.

Existem 64 combinações, que facilmente encontramos pela seguinte lógica, temos quatro letras (A,U,G,C) e essas letras são agrupadas três a três, então (4³) 4 . 4 . 4 = 64, essas 64 combinações possíveis se resultaram em apenas 20 tipos de aminoácidos existentes. Os aminoácidos precisam ser formados por códons que são agrupados de três em três, pois se fossem dois a dois, resultaria apenas em 16 aminoácidos (4²), não sendo possível a formação de quatro aminoácidos que são conhecidos. As trincas servem para a produção de aminoácidos e consequentemente com a união destes a geração de proteínas.

As proteínas irão se diferenciar entre si pelo número, tipo e sequência dos aminoácidos em suas estruturas.
Estrutura Primária é quando os aminoácidos da proteínas estão em uma sequência linear;
Estrutura Secundária é quando os aminoácidos se enrolam ao redor de um eixo, formando uma espécie de escada helicoidal, cujas voltas são mantidas por pontes de hidrogênio;
Estrutura Terciária é quando as "linhas" de aminoácidos dobram sobre si mesmas, adquirindo uma forma espacial tridimensional;
Estrutura Quaternária é quando ocorre a associação de duas ou mais cadeias polipeptídicas (cadeia com centenas a milhares de aminoácidos).

Desnaturação das Proteínas 

Quando as proteínas são submetidas à elevação de temperatura, a variações de pH, as proteínas podem sofrem alterações na sua configuração espacial, e sua atividade biológica é perdida. Este processo se chama desnaturação. Algumas proteínas podem ser desnaturadas que depois voltam a sua forma original, porém a grande maioria ao sofrer as variações citadas a cima, acabam por ser irreversíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!