segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Membrana Plasmática

As propriedades da células precisam ser separadas, assim, o papel principal da membrana plasmática é delimitar a célula, ou seja, separar o conteúdo citoplasmático do meio em que ela se encontra.

Constituição da membrana plasmática
As substâncias que formam a membrana plasmática são lipídios, proteínas e fosfolipídios. Os lipídios é a principal molécula, pelo simples fato de óleo não se misturar em água. A membrana plasmática não é totalmente feita por lipídios, ela é lipoprotéica (lipídios + proteínas).

Permeabilidade Seletiva
A membrana plasmática seleciona a passagem das substâncias que irão ser benéficas a ela. A camada fosfolipídica da membrana plasmática funciona como uma barreira maleável e permite a passagem de substâncias diretamente através dela. Nem todas as substâncias conseguem atravessar a camada fosfolipídica por isso, a função das proteínas e lipídios, caso não consiga atravessar, a substância deverá ter afinidade com lipídios ou proteínas para então misturar com a membrana e assim atravessá-la.

Transporte de Substâncias
A passagem das substâncias de pequeno porte através da membrana pode ocorrer passivamente ou ativamente. Mas antes de dar continuidade vamos falar sobre o processo de difusão, para explicar melhor vou falar o que é, em um exemplo:
Você vai pegar o ônibus e ele esta lotado, "você esta em um meio de menor concentração, sem ninguém e vai para um meio de maior concentração, dentro do ônibus" para você entrar você terá que vencer o fluxo de passageiros saindo dele. Assim podemos entender que a difusão é um grande fluxo de movimento de moléculas em direção a uma outra região que se encontra um menor fluxo ou quatidade.

Entendido o processo de difusão vamos aos tipos de transporte:
Transporte Ativo – O transporte de um meio de menor concentração para um maior, irá ter que vencer o fluxo do meio de maior ocncentração, por isso ele terá que gastar energia. Para ocorrer a passagem de uma moléculas para um meio de maior concentração será necessário o gasto de energia.
Transporte Passivo – Movimento feito sem gasto de energia, ou seja, a passagem de um meio de maior concentração para um menor concentrado, um exemplo disso é a osmose.

Osmose – É a difusão da água, ou seja, a passagem de água de um meio hipotônico (onde ela se encontra em maior quantidade) para um meio hipertônico (onde ela se encontra em menor quantidade). Em um meio hipotônico existe maior quantidade de água e menor quantidade de sal dissolvido. O contrário ocorre em um meio hipertônico.

Difusão facilitada – É a passagem de macromoléculas através de proteínas especiais denominadas permeases, que formam poros na membrana.
Endocitose – Transporte de moléculas de maior porte. Existem dois tipos de mecanismos para esse transporte:
  • Fagocitose – Englobamento de partículas sólidas;
  • Pinocitose – Englobamento de gotículas líquidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!