quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Morre o guitarrista e inventor Les Paul aos 94 anos


Estava antes escrevendo sobre um artigo na seção de armas sobre o calibre 9mm quando fui chamado pra ver uma notícia na televisão. Quando cheguei na cozinha as imagens eram de um cara tocando uma guitarra, ainda com vídeo em preto e branco, até que falaram que seu nome era Les Paul.
Les Paul foi quem criou a guitarra elétrica, pois seu propósito principal era dar fim a ressonância, que segundo ele, tirava um pouco da fidelidade do som emitido pelas cordas. O invento certamente mais conhecido de Les Paul é a guitarra que leva seu nome, que tem um desenho inconfundível.
Ele trabalhava na Gibson Guitars Corp. quando desenvolveu a primeira guitarra elétrica, levando pouco mais de dez anos para aperfeiçoa-la e conseguir um instrumento satisfatório. A Gibson que já se destacava na produção de violões, etc, e resolveu investir nas guitarras elétricas. No começo, a Gibson, segundo algumas fontes, estava com medo de por o nome de Les Paul na guitarra por achar que ela não venderia nada. Mas a Gibson Les Paul, junto com outras guitarras como a SG (que também foi desenhada por Les Paul) e a Stratocaster talvez sejam as guitarras mais conhecidas do mundo.
Além de criar a guitarra elétrica, Les Paul também desenvolveu um novo método de gravação das músicas, o multicanal. O multicanal grava o som de cada instrumento na música, dando uma melhor fidelidade de som e permitindo que possamos sentir melhor os instrumentos do que pela gravação comum, onde saem os sons num único canal de áudio.
Les Paul também era artista. Ele e a sua esposa conseguiram ente os anos de 1949 e 1962 trinta e seis discos de ouro e mais 11 músicas que ficaram em primeiro lugar das paradas americanas. Muita das músicas deles usavam o método de gravação que Les Paul tinha desenvolvido.
Então, aí esta, uma pequena lembrança da contribuição que este homem deu não só ao rock and roll, mas também a todos os géneros musicais com a criação de um instrumento que se tornou universal, e de um método de gravação mais eficaz do que os vigentes da sua época.
Obs: O nome completo de Les Paul é Lester Willian Polfuss. Ele esta 46° lugar no ranking dos 100 melhores guitarristas da revista Rolling Stone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!