terça-feira, 11 de agosto de 2009

Operação Valquíria

O filme Operação Valquíria que saiu em 2008 é um filme que nós do publico geral podemos considerar como um bom filme de guerra. Além do mais porque ele é baseado em fatos, que se tivessem sido completos, a história da Segunda Guerra Mundial teria sido muito diferente.
A operação foi a ultima conspiração dos oficiais do exército alemão para tentar assassinar Adolf Hitler. Vale lembrar, oficiais de alta patente, como generais e coronéis (Como o personagem principal – o Coronel Claus Schenk Graf von Stauffenberg, que questionou sempre a questão da perseguição aos judeus, polacos, russos, entre outros) foram os principais mentores desta conspiração, mas ela envolvia centenas de outros subordinados.
No filme podemos ver que a Operação Valquíria em si consistia em usar as forças do exército interno da Alemanha caso houvesse algum problema de grande importância no país, como rebeliões e até o caos que ocorreria caso Hitler morresse. Aliás, o filme deixa subentendido que a operação incluía o assassinato do ditador e na sequência o início da tomada do poder na Alemanha.
O filme nos deixa claro uma questão que nunca vimos de tal forma. Sempre imaginamos que os soldados das forças armadas da Alemanha, bem como a população em geral era fanática pelos ideais nazistas instituídos por Hitler, mas isso não era verdade. O que deixa mais claro é o interesse dos oficiais que tentaram assassiná-lo e tomar o poder era de mostrar para o resto do mundo que a Alemanha não era como Hitler. Até onde se sabe, só dos próprios oficiais alemães, foram 15 tentativas de assassinar o Fürher naquela época.
O filme realmente nos causa um interesse em saber mais sobre este tipo de acontecimento. Se pesquisarmos em alguns sites da rede sobre a Luftwaffe podemos ver também que os alemães não eram cruéis e que matavam inimigos indefesos sem piedade alguma. Casos de pilotos da RAF que caíram sobre território alemão na Segunda Guerra e que tiveram todos os cuidados necessários recebidos foram uma realidade.
Em termos históricos relacionados ao filme, podemos dizer que Hitler cometeu sérias imprudências como um estrategista militar. As mais graves – invadir a URSS e tentar destruir o poderio aéreo da RAF durante o episódio conhecido como a Batalha da Inglaterra. Talvez ele fosse apenas um bom orador e político, conseguindo reerguer a Alemanha porque, provavelmente, o espírito de patriotismo alemão quisesse mostrar que a Alemanha era uma nação poderosa e não o capacho que o Tratado de Versalhes fez o país virar depois da Primeira Guerra Mundial.
Bom, para finalizar, o filme Operação Valquíria é um ótimo filme principalmente para aqueles que gostam de estudar a história das grandes guerras modernas, ainda mais por exibir um lado do conflito que raramente pode-se ter noção. Vale muito a pena assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!