quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Das Boot

Das Boot

O filme Das Boot – conhecido no Brasil como Barco – Inferno no Mar, de 1981, talvez seja o filme que melhor retrate a realidade da guerra no mar durante a 2ª Guerra Mundial – e do ponto de vista de muitos, é. Algumas características básicas deste filme é que ele é em Alemão, não existe tradução, somente legendas. O filme foi dirigido por Wolfgang Petersen, que se baseou na obra de Lothar-Günthen Buchhein, este por sua vez tendo sido um correspondente de guerra durante o conflito e viajado à bordo de duas patrulhas de guerra em u-boots, podendo escrever um livro baseado na sua própria experiência.

O submarino do filme em questão, o U-96, foi o segundo submarino do qual o correspondente de guerra esteve à bordo, no qual ele criou um álbum de fotos e textos da tripulação com a qual esteve durante esta patrulha. Ele descreve como é a vida dentro de um submarino e o cotidiano dos oficiais, dos marinheiros, enfim, da tripulação em geral, porém sem tanto dramatismo como aparece no filme.

Se há uma palavra que possa definir bem este filme é: claustrofóbico. O resultado de se filmar em um ambiente com espaço tão limitado, aonde os personagens são vistos tão próximos uns aos outros e também a tela em si, passa à verdadeira impressão de que um submarino era realmente, digamos, apertado.

Vale lembrar que o submarino que esta relatado no filme era do tipo VIIC – considerado pelos próprios tripulantes um dos maiores de sua classe em termos de espaço e “conforto” abordo.

Muito detalhada, as filmagens incluíram a construção de uma embarcação que navegava de verdade, além da reprodução dos outros ambientes do submarino – de forma que isto foi influenciar os filmes de submarino mais recentes, como K-19 – The Widowmaker (algo como K-19 – O Fazedor de Viúvas), estrelado por Harrison Ford e dirigido por Kathryn Bigelow – que adotou os mesmos métodos de filmagem usados em Das Boot.

Das Boot possui varias versões de duração, mas com certeza, a maior de todas é a que vale mais a pena. Dividido em duas partes, a primeira com 1 hora e 48 minutos e a segunda com 1 hora e 39 minutos, provavelmente seja a versão mais completa deste filme, com aproximadamente 207 minutos de duração.

Claro, não vou contar aqui como se desenrola o filme – até porque ele é extenso demais para isso. Não é difícil encontrar Das Boot legendado para download – encontrei dois sites em que cada uma das duas partes estava dividida em 4 partes, via servidor Rapidshare. Se você baixar, aí vai um desafio: você é capaz de reconhecer quem é a cantora do cabaré no inicio do filme?

Um veredicto final é que Das Boot é um filme muito rico em detalhes e em enredo. A história, contada como ela foi, retrata a dificuldade dos submarinos alemães a partir de um certo ponto da guerra de atacarem, pois em muitas ocasiões eles ficavam vagando pelo oceano sem encontrar um alvo, enquanto aguardavam ordens do Alto Comando Naval, que quando chegavam, demoravam demais e pediam objetivos praticamente suicidas para as tripulações, como se pode ver em certo ponto do filme. Vale a pena assistir este filme, principalmente se você gosta de filmes de guerra no mar, é um prato cheio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!