quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Tonante Fender

Se você ver uma Tonante Fender não se engane: Não é uma guitarra da Fender propriamente dita. A marca é esse nome esquisito, que pra instrumentos, sinceramente, foi a primeira vez que ouvi falar: Tonante. Inicialmente, quando peguei essa guitarra, achei que se tratava da Fender Telecaster, antecessora da famigerada Strato, mas uma Telecaster feita com outro nome, aqui no Brasil.

Bom, para a minha infeliz constatação, não é uma Telecaster. Mas parece, pelo menos eu acho, no formato. Então resolvi pesquisar sobre a história desta guitarra. Dela propriamente dita, não achei nada, fora uma porção de comentários que sinceramente, envergonhariam qualquer fabricante de instrumentos. Sobre a marca Tonante, entretanto, há um pequeno artigo em português na Wikipédia que fala sobre a marca. E que as suas guitarras tem fama de má qualidade. Os comentários em fóruns, e outros reforçam isso, principalmente quanto a parte de captação: Horrível, cheia de chiados, e apesar de se tratar de um produto de qualidade relativamente baixa, custa os olhos da cara (para o que é). Não é a toa que tem gente que diz que não da 10 reais numa tonante nova.

Mas resolvi investigar um pouco sobre os materiais que compõe a guitarra. Bem, o corpo é de madeira maciça, o braço é de Cedro, e ela pesa em torno de uns 5 ou 6 quilos, que até são bem distribuídos levando em conta o que falam da guitarra. A parte elétrica não parece muito organizada, apesar de eu nunca ter aberto a minha Stratocaster preta para ver como é por baixo.

S6301838

Stratocaster(Abaixo) e Tonante Fender(Acima): Semelhança é mera coincidência…

Fazendo um apanhado geral, talvez ela não seja tão desgraça quanto dizem. Se você for restaurar uma Tonante Fender, é preciso pelo menos ser marceneiro ou eletricista (no meu caso, disponho dos dois) para você não sair no prejuízo. Senão, pelo contrário, você vai injetar dinheiro numa coisa sem sentido. Para quem mora perto de foz e do Paraguai, é muito mais fácil comprar 3 captadores da Fender (a Fender mesmo, do Leo Fender) em alguma loja especializada, instalar na guitarra e tocar a vida pra frente. O que mais me chamou a atenção mesmo é o estilo dela, que apesar de ser a cópia da Telecaster ao contrário e mais alguma outra coisa, é diferente do que se vê por aí mas, se você vai comprar uma guitarra nova, para começar a tocar, aí vai o conselho: Não entre nessa.

Equipe do EAE!

Um comentário:

  1. Gleison de Sousa2/21/2012 04:15:00 PM

    Poxa cara, por uma lado fiquei muito feliz em saber que aguita que eu tenho não é uma fender.Mais não acho uma guitarra ruin.Não sou um bom guitarrista e nem conheço muito sobre guitarras, captadores, amplificadores e marcas.Mais gosto dela e gosto do som que ela reproduz e acredito se envestir nela, possa se tornar em uma guitarra de boa qualidade e de competisão com as que estão no mercado.Bem esse é meu ponto de vista aguirra em sim nao define se quem bom. Bom mesmo tem que ser a pessoa que vai toca-la. Obrigado por saber um pouco de minha guitarra. Agorra mais do que nunca vou invertir nela e ha torna-la em uma guita de qualidade.
    Caso quera trocar uma ideia esse é meu face gleison-fgsp@hotmail.com

    ResponderExcluir

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!