terça-feira, 21 de julho de 2009

Thick As A Brick - Jethro Tull

O básico: Para quem não sabe, Jethro Tull é uma banda (e não um cantor) inglesa que surgiu mais ou menos em 1968. Além das músicas famosas como Aqualung e Cross-Eyed Mary, My God, além dos solos de flauta do líder Ian Anderson e de suas características no palco que dispensam comentários, o Jethro Tull possui uma variadade de músicas (são quase 300, talvez mais) e algumas merecem o destaque.

A canção Thick As A Brick (significa espesso - ou grosso - como um tijolo), que também é o nome do albúm lançado em 1972, e esse albúm só possui quatro faixas, sendo que uma delas é uma entrevista com a banda e a outra é a canção ao vivo. Mas a música Thick As A Brick é digna de ser comparada com outras como Stairway To Heaven, do Led Zeppelin, na questão de letra e melodia, harmonia, etc.

Thick As A Brick é dividida em duas partes, que tem pouco mais de quarenta minutos quando somadas, e para quem gosta deste estilo musical, é um prato cheio. Primeiro: O albúm original possuía um encarte com 13 páginas em formato de um jornal que conta a história de um garoto que participou de um concurso de poesia para crianças, e venceu - a poesia que ele escreveu é a letra de Thick As A Brick -, e pelo que se concluiu após ler a 1ª pagina do jornal (a capa do albúm) é que o garoto, ficticiamente chamado Gerald Bostock, de 8 anos, teria usado uma gíria, que seria "g_r", e que ninguém sabe o real sentido dela - existem algumas hipóteses. Depois de cometer esta gafe, o prêmio de primeiro lugar é retirado de Gerald - mas isso é tudo uma história fictícia, vale lembrar, porém é de despertar curiosidade em qualquer um.

2° - A letra da música é de uma composição nada menos que fantástica. A interpretação de Ian Anderson - que varia a cada parágrafo da música - faz cada parte da música se tornar um verdadeiro mistério para nós que ouvimos e não conhecemos o inglês fluentemente a ponto de entender tudo o que se canta durante a música, sem contar que a seleção e composição instrumental durante a música é de uma sonoridade inigualável.

3° - A melodia é algo inexplicável, até pelo próprio tamanho da música. Combinada com uma letra que cita filosofias e situações, o que no começo parece ser uma música, digamos, sem sal, a partir dos 10 segundos desperta a curiosidade de quem esta ouvindo - com atenção, lógicamente - combina teclado, flauta, bateria, guitarra, contrabaixo e violão de uma forma inigualável. É realmente uma canção que mexe com o sentimental de quem esta ouvindo e compreendendo a letra e imaginando enquanto a música toca.

Sem mais comentários, recomendo que todos ouçam esta jóia, e analisem realmente sem tirar conclusões apressadas, afinal é quase uma hora de música. E música de verdade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo?
Poste aqui um comentário, é claro que o comentário deve estar de acordo com o tema do artigo!
Grato pela atenção! Equipe do EAE!